Tamanho do quadro: como escolher o certo?

Compartilhar
Voltar para o blog
17 de fevereiro de 2022
Novidades

Tem medo de errar o tamanho na hora de comprar um quadro? Confira dicas sobre o assunto.

blog-tamanho-do-quadro.jpg

Está com dificuldade para escolher o tamanho do quadro? Essa é uma dúvida bastante comum. Afinal de contas, caso as dimensões fiquem desproporcionais ao ambiente, a intenção de criar uma decoração sofisticada e criativa vai por água abaixo. Para descobrir como não errar na escolha, confira as dicas a seguir.

Saiba qual o tamanho adequado de quadro para o seu ambiente

Definir as dimensões corretas significa acertar na proporção do item decorativo em relação aos demais móveis e objetos presentes na composição. Abaixo, veja as orientações.

 

1. Tamanho do cômodo e do quadro

Alguns fatores precisam ser levados em consideração para descobrir o tamanho certo. Qual é o local onde essa arte será inserida? É um corredor ou uma sala de estar? Qual a altura do pé-direito? Tudo isso vai interferir na sua escolha. No entanto, os princípios básicos são os seguintes:

Extragrandes: essas peças possuem 100 centímetros de comprimento ou mais. Atuam como um ponto focal de uma parede ou sala.

Grandes: têm cerca de 80 a 100 centímetros de comprimento. Uma arte com essas dimensões pode servir como peça central ou ser equilibrada em ambos os lados com peças pequenas. O ideal é não utilizar mais de dois quadros grandes em um mesmo ambiente.

Médios: os modelos desta categoria possuem entre 60 a 70 centímetros de comprimento. Podem ficar sozinhos ou agrupados, o que confere uma estética visual interessante.

Pequenos: têm em torno de 45 a 60 centímetros de comprimento e são bem-vindos em prateleiras e móveis. Além disso, podem ser utilizados em pares ou grupos de três a seis unidades na mesma parede.

Mini: varia de 25 a 44 centímetros. Geralmente, miniquadros são vendidos como coleções, ou seja, o kit é composto por três a quatro artes.

 

2. Distância visual

É importante estar atento a este quesito, já que ele também vai dar uma boa noção de qual tamanho escolher. Se você colocar um quadro muito grande em um espaço sem recuo, fica difícil visualizá-lo de maneira confortável. O mesmo serve para a situação contrária: artes menores em ambientes com recuo maior podem acabar parecendo perdidas.

 

3. Relação entre o quadro e a mobília

Caso o destino do quadro seja sobre um móvel, é preciso saber o seguinte: escolha um modelo que tenha tamanho aproximado à ⅔ ou ¾ do comprimento da mobília, para evitar que fique muito grande ou pequeno demais. Além disso, o espaço entre a imagem e o sofá ou balcão deve ser de 20 centímetros de altura, pelo menos.

 

4. Não tenha medo de errar

Aqui, citamos algumas recomendações, mas, lembre-se que essas regras podem ser quebradas. O que importa mesmo é você encontrar um quadro com a proporção certa para o seu ambiente e criar um local do seu jeito e com a sua personalidade.

 

Quer mais dicas de decoração?

Preparamos um guia com 10 passos para você descobrir por onde começar na hora de decorar. Clique aqui e confira!

Assine nossa newsletter!

Receba as novidades e promoções da Dresch por e-mail.